Notícias
A simbiose entre o presente e o futuro
7 October 2025
pd
Cerimónias de entrega de medalhas e de certificados aos novos membros, em Ponta Delgada.


Um dia depois do aniversário da assinatura do Tratado de Zamora e da Implantação da República (5 de outubro 1143 e de 1910, respetivamente), duas datas maiores da nossa identidade coletiva, a Ordem retomou a entrega de medalhas e, porque da região Autónoma dos Açores se trata, juntou igualmente a entrega de certificados aos novos membros. Duas cerimónias distintas, separadas apenas por alguns minutos, mas partilhadas por duas gerações de contabilistas certificados que, na mesma sala, fizeram uma simbiose perfeita sobre o presente e o futuro da profissão. Antes, esse mesmo patamar fora já alcançado com a entrega, na credenciação, do «Livro de Contabilidade Financeira» a todos os membros, uma obra que junta, igualmente, o conhecimento acumulado e partilhado por um conjunto de reputados especialistas. 


A Sala Atlântico do Hotel Marina foi o local escolhido para homenagear uns e outros. Com o mar ali tão perto, não foi a cor de chumbo do céu e a humidade própria destas latitudes que ensombrou um dia único e irrepetível para aqueles que vieram receber o reconhecimento de, pelo menos, 25 anos de ligação à Ordem ou para quem está agora a dar os primeiros passos na profissão. 


Disso mesmo falou Paula Franco para uma sala lotada, recheada de sorrisos e de esperança. «Estamos aqui para homenagear aqueles que já completaram, pelo menos, 25 anos de ligação à Ordem e agradecer o contributo que têm dado. Os contabilistas certificados são das pessoas mais importantes para o desenvolvimento do país, das empresas e da economia. Todo o vosso, e nosso, percurso ao longo deste quarto de século contribuiu para isso.  É um caminho que nem sempre é fácil, e aqui falo também para os mais novos. Esta é uma profissão muito exigente, mas que, no final, nos permite ter a satisfação de podermos contribuir com informação e conhecimentos ímpares. Por isso, é importante homenagear quem já fez 25 anos, mas também dar as boas-vindas a quem chega agora à profissão.»


Apesar de estas cerimónias serem «sempre emotivas», a bastonária lembrou ainda, sobretudo aos mais novos, as exigências que a profissão acarreta, falando dos «muitos desafios» que todos os dias surgem: «O contabilista certificado tem um conhecimento ímpar e todos os dias reforça o seu conhecimento. Por isso, é importante ter uma Ordem presente.» E porque tal é um imperativo para a atual bastonária, ficou a certeza de que «a Ordem estará sempre convosco para vos apoiar. É importante sermos uma Ordem presente para vos acompanhar nos vossos trajetos e, acima de tudo, nos momentos mais difíceis.»


Após as cerimónias, como tem sido hábito, realizou-se um jantar organizado por membros da Assembleia Representativa que juntou contabilistas certificados de todas as idades.


As cerimónias de entrega de medalhas e de certificados prosseguem a 7 de outubro, em Angra do Heroísmo e, no dia 8, na Horta.

 

Notícias & Comunicados