Notícias
Dicas para o melhor equilíbrio entre investimento e tributação
24 Maio 2025
moneylab1
Paula Franco foi uma das oradoras do MoneyLab Summit, no Meo Arena


«Num mundo onde qualquer um pode investir num clique, o verdadeiro valor está em saber como declarar». Foi com esta frase que a bastonária iniciou, hoje, 24 de maio, a sua intervenção no MoneyLab Summit, «o maior evento de literacia financeira da Europa», que decorre no Meo Arena, em Lisboa, perante quatro mil congressistas. Na intervenção que protagonizou subordinada ao tema «IRS e investimentos: como evitar surpresas e aproveitar benefícios», Paula Franco partilhou com a numerosa plateia dicas e conselhos sobre como atingir «o melhor equilíbrio entre investimento e tributação.» A importância da literacia financeira, a necessidade de aforrar, planear a reforma e maximizar a rentabilidade das aplicações foram outras notas deixadas por Paula Franco. A responsável máxima da OCC recordou ainda que «pagar impostos tem sempre retorno, seja nas auto-estradas onde conduzimos, na prestação de cuidados de saúde ou em educação». 

O contributo dos contabilistas e como evitar dissabores
O papel dos contabilistas certificados não podia, naturalmente, ficar à margem da sua intervenção. «São os profissionais que melhor conhecem o sistema declarativo, bem como os riscos de incumprimento ou cumprimento tardio», referiu. Por isso, perante a complexidade sempre grande do sistema fiscal, a bastonária aconselhou, para «evitar erros e falhas», o acompanhamento por parte de um contabilista certificado. Sobre a questão de como evitar surpresas desagradáveis no âmbito da tributação, partilhou três caminhos:  - obter toda a informação (financeira e fiscal) antes do preenchimento da declaração de IRS; - melhorar a literacia financeira e investir na formação e, finalmente, a consulta do guia prático da autoria da OCC sobre mais-valias mobiliárias e rendimento de capitais. 

Capacitar os cidadãos, investir na formação
O evento começou com uma mensagem vídeo de Maria Luís Albuquerque. A comissária europeia de Estabilidade Financeira, Serviços Financeiros e Mercado de Capitais da União Europeia (UE) referiu que «a literacia e a educação financeira é essencial em todas as fases da nossa vida e nunca foi tão urgente como agora», defendendo a importância de «capacitar os cidadãos, investindo em formação, de modo a proporcionar escolhas coerentes e informadas.» Segundo o Eurobarómetro, 18 por cento dos cidadãos da UE apresentam níveis de literacia financeira muito baixos, sendo Portugal um dos países que apresenta pior desempenho.

A missão do MoneyLab
O projeto MoneyLab, que tem Bárbara Barroso como CEO e fundadora, é um laboratório de literacia e educação financeira de referência, em Portugal, que ajuda milhares de pessoas a investirem melhor o seu dinheiro. O MoneyLab procura capacitar as pessoas, através de uma metodologia única, para tomarem melhores decisões sobre as suas finanças pessoais.