/temas/otoc/imgs/logoOccHeader.png

Bastonária no quarto Fórum do IPSASB em Cascais






Paula Franco marcou hoje, 19 de setembro, presença na sessão de abertura do 4.º Public Sector Forum, uma organização do International Public Sector Accounting Standards Board (IPSASB) e da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) e que decorre até amanhã em Cascais.

Diante de uma audiência proveniente dos quatro cantos do mundo, a responsável máxima da OCC começou por lembrar que este evento, que tem como tema central «IPSASB 2.0: Taking it to the Next Level», esteve dois anos à espera de poder ser realizado, mas que «a Ordem sempre manteve interesse em organizar.» Percebe-se. É que, sublinhou Paula Franco, «vivemos tempos de grandes mudanças, marcadas por uma economia que evolui a uma velocidade assustadora. É fundamental e de interesse público manter um alto nível de padrões de contabilidade pública.»

Para a bastonária, o fórum é «uma oportunidade excecional para aprofundar ligações e trocar experiências provenientes de todo o mundo» pelo que «todos os atores da contabilidade pública devem trabalhar ativamente nesse sentido e no fortalecimento da gestão das finanças públicas em todo o circuito das normas.»

O 7.º Congresso não passou ao lado do discurso da bastonária, uma vez que o tema central, «Sustentabilidade e relato não financeiro», é uma meta que, no caso, o setor público deve almejar o quanto antes. Para isso, sublinhou a bastonária, «a divulgação e comunicação das metas ecológicas, sociais e de governança, bem como o progresso de uma empresa em direção a elas, serão obrigatórias apenas para empresas privadas. No entanto, tendo em conta a dimensão e importância das entidades públicas, estas devem construir um modelo a seguir e devem também apresentar os seus relatórios sobre sustentabilidade.»

Paula Franco recebeu ainda das mãos de um responsável do IPSASB uma lembrança para assinalar a realização, em Portugal, deste evento e que é, igualmente, uma forma de agradecimento por toda a colaboração prestada pela Ordem. Recorde-se que, entre 12 e 16 de setembro, os principais responsáveis do IPSASB estiveram reunidos em Lisboa, tendo discutido diversas questões de índole técnica (consulte aqui).

O IPSASB tem como objetivo melhorar o relato financeiro público em todo o mundo, na sequência da adoção das IPSAS e das normas internacionais de contabilidade de acréscimo, usadas pelos governos e outros organismos públicos.








Partilhe esta notícia



Voltar
OCC
© 2022. Todos os direitos reservados