A Ordem e o jornal digital “Polígrafo” rubricaram, na tarde de 15 de outubro, um protocolo de colaboração. Durante o ato que se realizou no salão nobre do edifício-sede, em Lisboa, Paula Franco congratulou-se pelo facto de a OCC se juntar a este projeto especializado na verificação de factos (fact-checking) e destacou a importância de existir «fiabilidade na informação» que é transmitida à sociedade nas matérias contabilísticas e fiscais.
«Este será, certamente, mais um contributo para a sociedade e para trazer confiança aos sistemas, como é aliás papel dos contabilistas certificados, ajudando a clarificar, desmistificar e a desconstruir informações veiculadas» Por seu turno, Fernando Esteves não escondeu a sua satisfação por o crivo do “Polígrafo” chegar agora à área financeira, isto depois da especialização em áreas como a política, a educação, a saúde e o futebol.
O diretor do jornal digital acrescentou ser fundamental «combater a desinformação», que apelidou de «a pandemia dos tempos modernos», especialmente veiculada através das redes sociais.
Depois de ter sido fundado em 2018 com o objetivo de combater a desinformação e esclarecer o público sobre a veracidade de informações que circulam nos media, redes sociais e declarações públicas de figuras políticas ou outras entidades com influência pública, o “Polígrafo” «evoluiu» e a sua «função social já abrange áreas diversas, chegando agora à dimensão contabilística e fiscal, não perdendo de vista a promoção da literacia financeira.
Fernando Esteves sublinhou ainda o papel que o órgão de comunicação social que dirige tem na prevenção e identificação de fraudes financeiras e fiscais, a grande maioria com raiz nas redes sociais.