faça login ou registe-se aqui
/temas/otoc/imgs/logoOccHeader.png

Referendo ao projeto «Casa dos CC» - Esclarecimento e debate




Caro (a) colega,

No próximo dia 6 de novembro os membros vão ser chamados a pronunciar-se sobre uma importante decisão para o futuro da instituição: o referendo ao projeto "Casa dos CC”.

Face à importância social do projeto e aos recursos necessários para a sua concretização, o conselho diretivo apresentou uma proposta de referendo, que atualmente se encontra em fase de esclarecimentos, que se concretizará em formato exclusivamente eletrónico. 

A questão submetida a referendo é a seguinte: «Concorda com a não execução do projeto da Casa do CC no Porto e em Lisboa, alocando-se esses recursos em imobiliário necessário para a expansão dos serviços prestados aos membros?»

Tratando-se de um referendo em formato eletrónico, para exercer o seu direito de voto, os membros vão receber as credenciais para acesso à urna eletrónica e credenciais de voto no seu endereço de email, dias antes da data do referendo.

Nesse sentido, caso ainda não o tenha feito, alertamos para a necessidade de atualizar o seu endereço de email na sua Pasta CC, no menu lateral «Informações do CC», em «Dados Pessoais».

Com os melhores cumprimentos e votos de continuação de bom trabalho,

Paula Franco
(Bastonária)

Lisboa, 19 de outubro de 2020


****

Caro (a) colega,

A 22 de maio de 2010, a assembleia geral da Ordem autorizou o conselho diretivo a adquirir as instalações necessárias à implementação do projeto Casa do CC/Centro de Formação. Como é sabido, os centros de formação de Lisboa e Porto estão em pleno funcionamento, não tendo avançado, até à data, o projeto da Casa do CC.

O projeto da Casa do CC levou à aquisição de um edifício autónomo na Av. Gago Coutinho, n.º 121 e 121-A, em Lisboa, e à reserva de um andar na representação da Ordem no Porto para o efeito.

Ora, o conselho diretivo entendeu que a concretização deste projeto deveria ser objeto de uma discussão mais aprofundada, com a disponibilização de mais informação sobre os custos/benefícios do projeto e a subsequente discussão pública, esclarecimentos e debates junto dos membros.

Os méritos do projeto são evidentes: criar condições dignas para que os colegas já reformados possam beneficiar de um lar de idosos/centro de dia com o devido acompanhamento profissional. Do ponto de vista negativo, as estruturas físicas alocadas ao projeto só permitem disponibilizar vagas para um número de contabilistas certificados muito reduzido e exige a alocação de recursos financeiros significativos.

Face à importância do projeto e recursos necessários para a sua concretização, apresentou o conselho diretivo uma proposta de referendo à assembleia representativa ordinária, a qual, após aprovação na última reunião, entra agora na sua fase de esclarecimento, debate e discussão pública prévios ao momento do referendo.

O propósito único deste referendo é o de dar aos membros a possibilidade de decidirem o futuro dos espaços onde está projetada a construção da Casa dos CC no Porto e em Lisboa.

A fase de esclarecimentos, debate e discussão pública que hoje se inicia, decorrerá até ao dia 31 de outubro, realizando-se o referendo no dia 6 de novembro, através de mecanismos exclusivamente eletrónicos, com a utilização de uma plataforma pertencente a uma entidade idónea e independente.

A questão colocada a referendo será a seguinte: «Concorda com a não execução do projeto da Casa do CC no Porto e em Lisboa, alocando-se esses recursos em imobiliário necessário para a expansão dos serviços prestados aos membros?»

Para o esclarecimento e debate do tema, o conselho diretivo disponibiliza um estudo de viabilidade económica e financeira elaborado por uma entidade reconhecida e idónea; um meio de contacto através do qual os membros podem deixar os seus comentários e/ou sugestões – referendocasacc@occ.pt; e promoverá a discussão pública através de sessões online.

A primeira está agendada para 15 de outubro, entre as 16h00 e as 17h30. Caso se justifique, outras sessões serão agendadas.

Com os meus melhores cumprimentos,

A Bastonária
Paula Franco

Lisboa, 1 de outubro de 2020

Documentação:

Sessão de discussão online sobre o referendo transmitida a 15 de outubro no canal da Ordem no You Tube







Partilhe esta notícia



Voltar
OCC
© 2020. Todos os direitos reservados