faça login ou registe-se aqui
Sunday , 26th of February 2017 | 11:35
  • :
/temas/otoc/imgs/logoOccHeader.png

Ordem torna-se membro efetivo da IFAC







A Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC) é desde 16 de novembro de 2016 membro efetivo da International Federation of Accountants (IFAC), a maior organização mundial agregadora de contabilistas. A conclusão deste longo e exigente processo, iniciado em 2012, na Cidade do Cabo, na África do Sul, com a admissão da Ordem para membro associado, aconteceu durante a assembleia geral do Conselho Geral da IFAC, que decorreu em Brasília, onde esteve presente o vice-presidente, Ezequiel Fernandes e João Ferreira da Silva, assessor da Bastonária, que aparecem na foto acompanhados pela atual presidente da IFAC, Olivia Kirtley, a presidente eleita da IFAC, Rachel Grimes e o CEO da IFAC, Fayezul Choudhury.

Na votação que teve lugar em Brasília, o Conselho Geral da IFAC decidiu por unanimidade aceitar a sugestão do Conselho Diretivo da IFAC e aprovar a candidatura da Ordem, tornando-se assim membro efetivo da maior organização contabilística do mundo.

Através desta aceitação e com a sua nova qualidade, a Ordem pode agora, com mais  influência, ser uma voz ativa no processo legislativo/decisório da normalização contabilística internacional, tutelando, defendendo e promovendo por melhores normas internacionais de contabilidade, normas essas que vão ao encontro dos interesses dos contabilistas certificados e que potenciem o crescimento das condições do exercício da profissão da contabilidade ao nível mundial, mas com especial atenção à realidade dos membros da OCC.

Após o processo de candidatura a membro associado da IFAC, processo esse que começou em 2012, a Ordem candidatou-se a membro efetivo em dezembro de 2015. Recebida a candidatura, a IFAC verificou o preenchimento de vários requisitos, como por exemplo, respeitantes ao acesso à profissão, de formação profissional contínua e utilização do normativo contabilístico internacional pois, caso algum dos referidos objetivos não esteja cumprido a organização não se pode tornar membro efetivo da IFAC. Verificados cumulativamente todos os items, o processo de candidatura da Ordem foi avaliado pelo Comité de Afiliações da IFAC em junho passado, tendo tal comité recomendado ao Conselho Diretivo a aprovação da candidatura da Ordem. 

Na reunião de setembro do Conselho Diretivo da IFAC, este órgão decidiu seguir o parecer do Comité e recomendar ao Conselho Geral da IFAC, órgão formado por todos os membros eleitos da organização, a aprovação da Ordem como membro efetivo.

A IFAC foi fundada a 7 de outubro de 1977, em Munique, na Alemanha, no decorrer do 11.º Congresso Mundial dos Contabilistas e da sua fundação fizeram parte 63 membros, provenientes de 51 países. Com sede em Nova Iorque, agrupa atualmente 167 membros e associados de 127 países, representado cerca de dois milhões e meio de contabilistas. Reforçar o papel da profissão de contabilista, servir o interesse público e contribuir para o desenvolvimento de uma economia mundial forte, são alguns dos objetivos perseguidos por este organismo que é presidido pela norte-americana, Olivia Kirtley.

Página oficial da IFAC






Partilhe esta notícia



Voltar
OCC
© 2017. Todos os direitos reservados