faça login ou registe-se aqui
/temas/otoc/imgs/logoOccHeader.png

Manual da aplicação de preparação de declarações de IRS



Caros(as) colegas
 
Antes do início do prazo de entrega da declaração de IRS, a Ordem comunicou aos serviços da AT a importância da declaração offline, não só como forma de colmatar as deficiências do Portal mas como instrumento de trabalho para as declarações fiscais mais complexas que o contabilista é responsável pela entrega.

Reiteramos este entendimento e continuamos a defender junto da AT que não é admissível a inexistência da declaração offline para preenchimento da declaração modelo 3 do IRS e que esta opção significa um retrocesso na organização do nosso trabalho.

Sem prejuízo, não poderemos deixar de partilhar com os colegas as sugestões que existem para facilitar o preenchimento da declaração modelo 3 de IRS. A declaração modelo 3 atual, embora bastante limitativa face à disponibilização de uma ferramenta offline, permite o preenchimento da declaração de IRS e a respetiva gravação num ficheiro "xml” que pode ser guardado no computador local pelo utilizador conservando os dados já preenchidos. 

Esta permissão não permite a submissão da declaração ou a realização de simulações do imposto a pagar/a reembolsar, para se realizar essa submissão e validação, terá que se aceder à funcionalidade do Portal das Finanças de entregar declaração do IRS (por CC) (preencher declaração), podendo a seguir ser escolhida a opção de "Leitura de uma declaração previamente gravada num ficheiro” e seleccionar esse ficheiro previamente gravado na referida aplicação offline.

A Ordem dos Contabilistas Certificados continuará a sublinhar a importância de uma verdadeira aplicação offline de preenchimento de declarações tributárias, algo que ainda não se verifica na atual aplicação disponibilizada. Assim, continuaremos os nossos trabalhos com a AT e a SEAF no sentido que seja disponibilizada uma verdadeira ferramenta offline que possa ser utilizada pelos contabilistas certificados no exercício das suas funções.

Acesso à aplicação: aqui

Manual da aplicação de preparação de declarações de IRS - PDF
 
Cumprimentos cordiais e votos de continuação de bom trabalho.
 
Lisboa, 9 de abril de 2019

Paula Franco
(Bastonária)






Partilhe esta notícia



Voltar
OCC
© 2019. Todos os direitos reservados