faça login ou registe-se aqui
/temas/otoc/imgs/logoOccHeader.png

Inquérito sobre a Contabilidade Pública em Portugal



Caros/as colegas,
 
Como é do vosso conhecimento avizinha-se uma reforma da contabilidade pública em Portugal tendo por base o processo de adoção das Normas Internacionais de Contabilidade Pública (designadas IPSAS). Em breve será aprovado o Sistema de Normalização Contabilística para a Administração Pública (SNC-P) que revogará o POCP e planos setoriais.

A recente crise económica que o País tem atravessado evidenciou novas necessidades de informação contabilística, a que o anterior sistema, assente no Plano Oficial de Contabilidade Pública (POCP), já não responde. Por outro lado, pressões externas, designadamente da União Europeia, apelam a sistemas contabilísticos públicos mais informativos e que proporcionem um melhor acompanhamento da disciplina orçamental dos Estados-Membros no âmbito do processo de convergência europeia. Este é um processo de mudança à escala internacional que tem tido desenvolvimentos distintos nos vários países.

Estudar e compreender o processo de normalização e harmonização da Contabilidade Pública em Portugal na perspetiva do profissional da contabilidade é o objetivo central de um projeto que está a ser desenvolvido pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) e conta com a colaboração da OTOC. 

A sua participação na resposta a um inquérito (cujo link a seguir disponibilizamos) revela-se fundamental para o sucesso desta iniciativa. 

Com a aplicação do presente inquérito pretende-se aferir a percepção dos Técnicos de Contas acerca do processo de mudança do sistema de contabilidade pública em Portugal e compreender as estratégias e medidas que favorecem ou promovem o sucesso desta reforma.  

A Ordem, enquanto agente ativo neste processo, tem naturalmente interesse em conhecer a  opinão dos profissionais  e aferir sobre o modo como podemos participar e influenciar o evoluir dos acontecimentos.
Desde já agradecemos a sua colaboração no preenchimento do inquérito.

Lisboa, 9 de abril de 2014

O Bastonário
A. Domingues de Azevedo



Ligação para o inquérito: aqui







Partilhe esta notícia



Voltar
OCC
© 2022. Todos os direitos reservados