/temas/otoc/imgs/logoOccHeader.png

Exames de avaliação profissional



Exames a realizar em 2023

1.º Exame em todo o território nacional no dia 11 de março 
2.º Exame em todo o território nacional no dia 17 de junho
3.º Exame em todo o território nacional no dia 28 de outubro


Nota 1
Regras aplicáveis ao exame de avaliação profissional
No final do mês de dezembro, a Assembleia da República aprovou mudanças profundas à Lei Quadro das Associações Públicas Profissionais que rege as Ordens Profissionais e, consequentemente, ditará alterações ao nosso regime de acesso e estágio profissionais após a sua entrada em vigor.
Face a este contexto, o conselho diretivo da Ordem decidiu manter as regras relativas ao exame profissional que vigoraram até esta data, nomeadamente quanto à estrutura e duração do exame profissional até à aprovação das novas regras profissionais. 
Assim, as temáticas em avaliação continuam a ser as matérias contabilísticas (Contabilidade Financeira e Relato Financeiro e Contabilidade Analítica ou de Gestão), as matérias de natureza fiscal (Fiscalidade Portuguesa) e a Ética e Deontologia Profissional dos contabilistas certificados. 
As questões continuarão a ser de escolha múltipla e a duração dos exames mantém-se em 3 horas, sendo apresentadas 40 questões aos candidatos.

Nota 2
Durante o período de pandemia e até ao final de 2022, foi suspenso o prazo de dois anos a que se refere o artigo 47.º, n.º 3, do Regulamento de Inscrição, Estágio e Exame Profissionais. Para que não existam dúvidas quanto à contagem de prazo após o período de suspensão e sejam salvaguardadas as legítimas expetativas dos candidatos, a contagem do prazo de dois anos para todos os candidatos abrangidos pelo período de suspensão que termina em 31 de dezembro de 2022, inicia-se a 1 de janeiro de 2023, terminando a 31 de dezembro de 2024.



Voltar
OCC
© 2023. Todos os direitos reservados