/temas/otoc/imgs/logoOccHeader.png

Prémios

   

Há referências que nunca se esquecem. Pelo seu exemplo de apego a uma causa e pelo seu legado. António Lopes de Sá, Rogério Fernandes Ferreira, António de Sousa Franco e António Carlos dos Santos personificam na perfeição estas características. 

A Ordem, em colaboração com diversas entidades, decidiu promover os prémios para trabalhos científicos que foram batizados com o nome destes três vultos da contabilidade, todos já falecidos, mas que em vida muito contribuíram para unir e promover o respeito pelos profissionais da contabillidade e da fiscalidade. 


Prémio de Ciências Sociais Professor Doutor António Carlos dos Santos

António Carlos dos Santos
- Nasceu em 1945, na Póvoa de Varzim. Jurisconsulto e professor universitário da Universidade Autónoma de Lisboa, foi secretário de Estado dos Assuntos Fiscais no XIII Governo, entre 1995 e 1999. Foi durante aproximadamente uma década membro do Gabinete de Estudos da Ordem. Foi membro efectivo do VAT Expert Group da Comissão Europeia e esteve ligado a vários projetos de cooperação com os PALOP. Foi ainda árbitro do Centro de Arbitragem Administrativa (CAAD), nas áreas de impostos sobre o rendimento, IVA e fiscalidade internacional.

Prémio Professor Rogério Fernandes Ferreira

Rogério Fernandes Ferreira
- Nasceu em S. Clemente, Freguesia de Loulé, a 27 de junho de 1929. Economista, advogado e professor catedrático. Fez parte da reforma fiscal que criou as bases do sistema de impostos vigente. Foi o primeiro Presidente da Comissão de Normalização Contabilística. É membro honorário da OCC.

Prémio Professor Doutor António de Sousa Franco

António de Sousa Franco 
- Nasceu em Oeiras, a 21 de setembro de 1942. Jurista de profissão, foi líder interino do PSD entre 1977 e 1978, devido à ausência de Francisco Sá Carneiro. Foi o primeiro Presidente da Comissão Parlamentar de Integração Europeia. Foi Ministro das Finanças no V e XIII Governo Constitucional. Foi o primeiro Presidente do Gabinete de Estudos da então Câmara dos Técnicos Oficiais de Contas. É membro honorário da OCC.

Prémio Internacional Professor António Lopes de Sá

António Lopes de Sá - Nasceu em Belo Horizonte, Estado de Minas Gerais, a 9 de abril de 1927. Contador brasileiro, foi o escritor que mais livros e artigos sobre contabilidade editou em todo o mundo. Doutorado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Foi Presidente da Academia Brasileira de Ciências Contábeis. Manteve, desde sempre, uma estreita ligação com Portugal, onde lecionou em diversas Universidades.



Voltar
OCC
© 2022. Todos os direitos reservados