faça login ou registe-se aqui
/temas/otoc/imgs/logoOccHeader.png

Imagem institucional

Condições de utilização

Os logótipos podem ser usados livremente para anunciar atividades apoiadas pela Ordem dos Contabilistas Certificados, em órgãos de comunicação social ou em páginas web desde que as condições abaixo sejam satisfeitas:

• Todo o escalonamento deve manter as proporções entre a largura e a altura.

• As cores a utilizar no logótipo dependem do fundo:

Quando utilizado sobre fundo claro, o símbolo e o título Ordem dos Contabilistas Certificados devem estar preenchidos a azul escuro - rgb (0; 49; 69), cmyk (100; 47; 23; 79).

Quando utilizado sobre fundo escuro, o símbolo e o título Ordem dos Contabilistas Certificados devem estar preenchidos a branco.


Descarregamento de ficheiros*
Horizontal



Vertical

Adobe Illustrator
(vetorial)
Adobe Illustrator
(vetorial)

Formato PDF
(para impressão)
Formato PDF
(para impressão)


Formato JPG
(para impressão)
Formato JPG
(para impressão)

Formato PNG
(para web)

Formato PNG 
(para web)



*Nota: o presente logótipo é propriedade da Ordem dos Contabilistas Certificados, conforme registo junto do INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial), pelo que não é permitida a sua utilização por terceiros, sem autorização prévia.
SaveSave SaveSave SaveSave


Simbologia do logótipo


1 | Esfera armilar e as quinas – que evocará o carácter universalista da profissão e o papel de Portugal na disseminação e partilha do conhecimento.

2 | Fundo azul degradé – evocará o mar profundo ou o espaço sideral, simbolizando a dimensão, a profundidade e o alcance da contabilidade para a compreensão dos fenómenos económicos.

3 | Elipse dourada com a inscrição em branco do nome "Ordem dos Contabilistas Certificados”, evocando a sua envolvência com a nobreza do ouro, e também com a nobreza de uma profissão de reconhecimento e credibilidade públicos.

4 | A fonte Trajan utilizada – foi inspirada nos caracteres do monumento romano da coluna de Trajano em Roma. O monumento comemora uma conquista histórica e propõe-se evocar também aqui as conquistas alcançadas pela instituição.

5 | O caduceu é formado pelo elmo alado sobre um bastão. O elmo alado de Mercúrio (ou Hermes na mitologia grega) representa o comércio e o trabalho. O bastão simboliza a honra e o poder. Foi eleito o caduceu não só por ser o símbolo da contabilidade, mas pelo seu significado de capacidade de trabalho, inteligência e astúcia.

6 | A data de constituição da instituição em numeração romana, numa faixa branca com as cores da bandeira nacional verde e rubro, procura fazer uma referência ao momento em que a profissão foi reconhecida oficialmente pela legislação portuguesa e as nossas origens assentes na cultura greco-latina.

7 | A Cruz de Malta, constitui em Portugal, a base para a "Ordem do Mérito” do país. A sua inscrição na base do logótipo da OCC, dentro da elipse dourada, evoca o mérito que deverá servir de guia à profissão. Os oito vértices da cruz, também simbolizam as oito obrigações ou aspirações dos cavaleiros da ordem:
1) viver na verdade; 2) ter fé; 3) arrepender-se dos pecados; 4) dar provas de humildade; 5) amar a justiça; 6) ser misericordioso; 7) ser sincero e incondicional; 8) suportar a perseguição.


Voltar
OCC
© 2018. Todos os direitos reservados