faça login ou registe-se aqui
/temas/otoc/imgs/logoOccHeader.png

Segurança Social - Dicas e alertas


23 de novembro de 2020

Sabia que foi disponibilizado um simulador para ajudar a tomar a decisão acerca da opção pela declaração trimestral no âmbito do regime contributivo dos trabalhadores independentes?

Neste simulador apenas pode inserir valores ou escolher percentagens nas células coloridas a azul. Deve começar por registar o lucro tributável obtido no ano de 2019 pelo trabalhador independente e selecionar a taxa contributiva a que o mesmo está sujeito.
Deverá indicar o valor de rendimentos que espera vir a obter em cada uma das declarações trimestrais a entregar em 2021, podendo escolher manter a contribuição calculada, ou aumentar ou diminuir as contribuições em 5%, 10%, 15%, 20% ou 25%.
Referimos que os cálculos serão realizados com base em um valor de IAS estimado para 2021 de 441,00 € (já preenchido).

20 de novembro de 2020

Sabia que é possível optar pelo regime contributivo da declaração trimestral dos trabalhadores independentes durante o mês de novembro?

Os trabalhadores independentes que estejam no regime contributivo com base no lucro tributável (contabilidade) são notificados em outubro de 2020 das contribuições para a segurança social a realizar durante o ano de 2021.
Essas contribuições são definidas em função do lucro tributável declarado de 2019 incluído no Anexo SS da Modelo 3 entregue em 2020.
Durante o mês de novembro de 2020, esses trabalhadores independentes podem optar por efetuar contribuições com base nos rendimentos a obter obtidos e ser incluídos na declaração trimestral, por substituição das contribuições notificada com base no lucro tributável.
Face ao estado atual decorrente da pandemia do COVID-19, esta opção pelo regime da declaração trimestral pode ser bastante relevante, com o objetivo de aproximar as contribuições aos rendimentos a obter no presente.


Voltar
OCC
© 2020. Todos os direitos reservados