ÁREA RESERVADA | faça login ou registe-se aqui
  • :
/temas/otoc/imgs/logoOccHeader.png

Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses

A Ordem apoia desde a primeira edição, em estreita colaboração com o Tribunal de Contas, o trabalho pioneiro de investigação desenvolvido pelos professores universitários, João Carvalho (coordenador), Maria José Fernandes, Pedro Camões e Susana Jorge. 

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é, atualmente, uma referência na monitorização da eficiência do uso dos recursos públicos na administração local. 


Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2014

          A atual edição do anuário apresenta uma análise económica e financeira das autarquias locais do exercício de 2014

Anuário Financeiro das Freguesias Portuguesas 2014


Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2013

A atual edição do anuário apresenta uma análise económica e financeira das autarquias locais do exercício de 2013

Setor Empresarial Local  (2ª edição)
Atualização do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2011 e 2012


Setor Empresarial Local
Atualização do Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2011 e 2012


Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2011 e 2012

A atual edição do anuário apresenta uma análise económica e financeira das autarquias locais dos exercícios de 2011 e 2012. 

Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2010

Esta edição do anuário apresenta uma análise económica e financeira das autarquias locais, para o exercício de 2010. Trata-se da terceira edição consecutiva a incluir uma análise ao setor empresarial local.

Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2009

Esta edição do Anuário inclui, pelo segundo ano consecutivo, uma análise ao setor empresarial local. Resulta de um trabalho que envolve dois centros de investigação onde estão integrados os autores: Núcleos de Estudos em Administração e Políticas Públicas (NEAPP) da Universidade do Minho e o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) do Instituto Politécnico do Cávado e do Ave.

Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2008

O 6.º Anuário baseia-se nas contas de 2008 dos 308 municípios, incluindo informação económica e financeira das entidades do setor empresarial local existente nesse ano (num total de 219 empresas). Integra ainda informação referente a 30 serviços municipalizados (num universo de 33).

Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2007

Na 5.ª edição do Anuário, referente às contas de 2007, é incluída, pela primeira vez, informação financeira das empresas municipais e dos serviços municipalizados, para além da habitual análise da situação orçamental, financeira, patrimonial e económica das autarquias.

Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2006

O 4.º Anuário, referente às contas de 2006, visa aferir o grau de evolução de implementação do POCAL. Este estudo debruça-se ainda sobre os rankings relativos às melhores e piores situações de 35 câmaras municipais no que diz respeito ao desempenho financeiro, económico e orçamental das autarquias.

Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2005

Os autores deste Anuário pretendem com a investigação que levam a cabo verificar se existe fiabilidade na informação obtida nos diferentes municípios. Outro dos pontos de partida para este estudo, um ano mais coordenado por João Carvalho, foi aferir a utilidade da informação na aprovação das contas pelas câmaras e assembleias municipais.

Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2004

A 2.ª edição do Anuário refere-se às contas de 2004. Relativamente à publicação anterior, destaca-se o aumento do número de municípios analisados e o aprofundamento dos aspetos da gestão orçamental, financeira e patrimonial dos municípios.

Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2003

Um grupo de professores universitários aventurou-se num trabalho exaustivo, ambicioso e sem paralelo no nosso país: a «radiografia» das autarquias no que diz respeito à utilização dos dinheiros públicos e a qualidade da decisão municipal portuguesa. A 1.ª edição teve o apoio da então Câmara e a colaboração do Tribunal de Contas e da Fundação para a Ciência e Tecnologia.




Voltar
OCC
© 2016. Todos os direitos reservados
seara.com